Role de Bike no Rodoanel Trecho Sul

Dia 4 de julho, uma breve volta no Rodoanel, rescem inaugurado, trecho sul, entre Sertãozinho em Mauá e a Anchieta em São Bernardo do Campo.

Percurso:
Casa - Rodoanel (Sertãozinho): 3,78 km
até Anchieta: 22,88 km
até Casa: 34,44 km
Tempo total: 1h30
Velocidade Média: ~22,30 km/h












Rodoanel trecho sul, Sertãozinho - Maua:
Pontos positivos:
- Por enquanto o asfalto está um tapete
- Faixas bem largas
- Acostamento bem largo em toda extensão
- Baixo tráfego
- Curvas suaves
- Subidas pouco acentuadas
- Muitos trechos de concreto
- Paisagem até que é bonita e o ar, um pouco melhor que o da cidade

Pontos negativos:
- Será implantado pedágio
- Nenhum telefone ou posto de emergia em quase 20 km de percurso
- Alguns trechos com muita pedra e cacos de vidro no acostamento
- Alguns trechos se percebe que a asfaltagem foi mal feita e que logo se formarão buracos
- Não há NENHUM retorno em quase 20 km de percurso
- Pouquissima sinalização através de placas
- Pouquissimas placas informando distancia, acessos, caminhos, para onde estão as principais rodovias
- Volta muito grande (em torno de 2km) para realmente acessar a Anchieta, feita, apenas para poder por um pedágio no meio;
- Uma das pontes balançou (não apenas tremeu) muito quando passou um caminhão de carga (o trabalho não parece ter sido feixo com tamanho capricho... deixando uma grande insegurança, lembrando do acidente que já ocorreu da viga que caiu em cima de um carro... se está ponte cai, é P.T.)
- Não há um posto de gasolina, mecanico, borracharia... em toda sua extensão.

Observações:
Em 1 aspecto coloco minhas dúvidas no Rodoanel me seu exito de desafogar o transito. Pois algo importantissimo para o motorista é o custo/beneficio. O "raio" do Rodoanel é muito extenso, a volta é muito grande, de modo que acho que se gasta mais combustivel dando tal volta, do que cortando pelo meio da cidade e encarando transito. E além disso será implementado pedágio para quem vai e para quem volta. Ou seja, ficará mais caro. O único consolo é em pagar mais, bem mais, e ter um caminho mais tranquilo... pois dependendo do lugar, e horário, tenho minhas dúvidas se pelo Rodoanel é, de fato, mais rápido do que ir por uma diagonal. Além, de que, a perca da "saída" certa, pode fazer com que você tenha que rodar quase 40 km para poder voltar ao mesmo ponto. Ou seja, apenas virou uma opção "MAIS CARA" para o motorista, para fugir do transito. Tende em mente que a rodagem é muito maior, e o tempo, de tamanha volta, talvez seja pouco compensador.

Em minhas medições no Google Earth. Um caminho bem conveniente da minha casa até a USP Butantã, seguindo uma diagonal, daria em torno de 33km, sem pedágio. Sendo que, sem transito, o percurso é feito em menos de 1 hora tranquilamente, principalmente, de noite, sendo que na cidade, pode-se fazer em torno de 10km/L, assim, gastando em torno de 3,3L, com Gasolina a 2,5 reais/L, um total de R$ 8,25. Já, pelo Rodoanel, seria em torno de 80km, onde se gastaria, praticamente 1 hora também, devido algumas voltas para acessar e sair; fazendo em torno de 14 km/L, se gastaria 5,71L, com Gasolina a 2,5 reais/L, um total de R$ .14,275; mais o pedagio, que não espero que seja menos que 3 reais, assim sendo Temos:

Pelo Meio da Grande São Paulo
Distância: 33km
Tempo Médio: 1h10
Litros: 3,3
Custo: R$ 8,25

Pelo Rodoanel Trecho Sul
Distância: 80km
Tempo Médio: 1h
Litros: 5,7
Custo: R$ 17,275
2 Responses
  1. Mário Says:

    O cara, me manda seu email que a gente marca umas pedaladas pelo rodo anel.
    Sou de mauá e de casa até o rodo anel vai uns 7km.
    Tenho receio de pedalar la sozinho e estou a procura de pessoas para dar uns roles por lá.


  2. Mário Says:

    Voce é evangélico ?
    Da CCB ?eu sou